Eu não tenho nada contra o Festival da Canção enquanto espectáculo, mas os jurados têm prejudicado o desempenho de Portugal lá fora, na Eurovisão. Só querem músicas melosas ou tradicionais. Sempre! Não pode ser. Estamos numa outra Era. É preciso olhar em frente e deixar de olhar para trás. Quando as baladas estiveram na moda outra vez, então aí sim podem e devem escolher uma canção calma ou fado. Contudo, deixar o Festival entregue 100% aos tigres, quero dizer, ao público também não. A prova é 2011 - ultra embaraçoso. Nem o júri nos salvou daquilo. Nunca mais se pode repetir.
O júri distrital não sabe votar, nem o público. Mas também não os censuro. A qualidade das músicas do Festival da Canção não é assim nada do outro mundo, mas a verdade é que nunca escolhem a melhor. Precisamos de algo mais feroz, mais memorável, uma canção pop-rock ou mesmo dance-pop interpretada preferencialmente por um homem (estamos quase sempre a ser representados por mulheres). Há que rejuvenescer Portugal na Eurovisão. A RTP poderia reformular o Festival da Canção com um júri composto somente por 3 ou 4 peritos em música e artes performativas e dando oportunidade ao público de votar também, como tem feito até aqui. Ainda assim, a melhor solução será mesmo a RTP encomendar uma canção a um grande produtor e escolher um excelente cantor. A selecção interna, neste momento, parece-me o único caminho viável. Pelo menos, até se modificar estruturalmente o Festival da Canção.
Há muita coisa a mudar.